sexta-feira, 18 de setembro de 2015

65 anos da Tv Brasileira

  
" Assis Chateaubriand inaugurando a tv do Brasil"em 1950.

A Rede Tupi (TV Tupi ou simplesmente Tupi) foi a primeira emissora de televisão do Brasil, da América Latina e a quarta do mundo.  Fundada em 18 de setembro de 1950 em São Paulo pelo paraibano Assis Chateaubriand, fez parte do Grupo Diários Associados.







Em 17 de julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros,a Rede Tupi teve  a  sua concessão   cassada pelo governo.
  • Em 23 de abril de 1981, parte dessas emissoras foram distribuídas às concessões que seriam SBT e Rede Manchete em 1981/1983, respectivamente;
  • As concessões da Rede Manchete atualmente pertencem à RedeTV!, do Grupo TeleTV, desde 1999;
  • Já as outras emissoras, continuaram no ar ou foram compradas por outros grupos como CNT e Rede Record.

Emissoras:


Filiais

Afiliadas


 Os Diários Associados ganharam na Justiça em 1998 ação indenizatória contra o Governo Federal, e terão de ser indenizados pela intervenção que resultou na perda de 5 dos 7 canais das Emissoras Associadas, que não enfrentavam dificuldades financeiras na época. Somente a TV Tupi de São Paulo e a TV Tupi do Rio estavam com salários atrasados. No caso do canal 6 carioca, boa parte de suas contas eram pagas pela Super Rádio Tupi do Rio, uma vez que a rádio e a TV faziam parte da mesma razão social (S/A Rádio Tupi). Na época, a lei previa que o governo federal teria de nomear um interventor para assumir a administração das empresas em dificuldades, afastando com isso os seus controladores, que a levaram a crise que estavam enfrentado, e somente em caso de falência, que não houve, é que caberia a decisão que foi tomada, o que não era o caso de TV Tupi de São Paulo, e nem da TV Tupi do Rio, pois seus patrimônios, imóveis, equipamentos, instalações, etc., cobriam as dívidas existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário